Apresentação do Projeto de Intervenção Comunitária do Concelho de Vila Franca do Campo, no âmbito do Programa PRO SUCESSO

Decorreu, no dia 11 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a apresentação do Projeto de Intervenção Comunitária do concelho de Vila Franca do Campo, no âmbito do Programa Pro Sucesso, para o ano 2017/2018.

O projeto surge da parceria das Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, professores, técnicos de ação social, profissionais das IPSS e diversas instituições do concelho, no sentido de conjugar esforços para reduzir a taxa do abandono precoce da educação e formação e aumentar o sucesso escolar.

Esta parceria, integrada no terceiro eixo do Pro Sucesso, que pertence ao programa levado a cabo pelo Governo Regional, visa promover a mobilização da comunidade educativa e instituições, baseando-se na premissa que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Vila Franca do Campo será, assim, o segundo concelho onde será implementado este projeto de intervenção comunitária, que já conta com bons resultados no concelho de Lagoa. A razão desta escolha incidiu, essencialmente, na existência de boas escolas no concelho, bem equipadas e com um quadro docente relativamente estável e empenhado em melhorar os desempenhos dos alunos, na existência de instituições e diversas valências no concelho, tais como os ATL, associações desportivas, culturais e recreativas e na existência de uma autarquia presente e disponível. No entanto, as escolas apresentam ainda alguns constrangimentos, tais como: alunos ainda pouco motivados; pouca valorização da escola; famílias desinteressadas; retenção elevada no 3º ciclo e resultados escolares aquém do desejável, principalmente em matemática.

Deste modo, este projeto visa: promover o sucesso educativo; aumentar as expectativas dos vários intervenientes (alunos, famílias, docentes e não docentes); o aprofundamento das relações entre as crianças/jovens, suas famílias e a escola e o envolvimento e mobilização da comunidade no sucesso educativo, através do desenvolvimento de estratégias individualizadas de ligação das crianças/jovens às oportunidades recreativas e formativas existentes na comunidade.

Na ocasião, houve oportunidade, ainda, para uma troca de ideias e sugestões sobre o que cada instituição do concelho pode fazer para promover o sucesso educativo das crianças e jovens da comunidade.

Por sua vez, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, mostrou-se “disponível para tentar ajudar a encontrar soluções, juntamente com as instituições, e para avaliar as necessidades das instituições em implementar medidas para ajudar a combater o insucesso escolar”. Salientou, ainda, “que é muito importante que todas as entidades que lidam com as crianças, jovens e famílias incentivem a valorização do sucesso escolar”, fazendo com que este espírito esteja presente.

GCCMVFC

2017-11-21T14:28:39+00:00