Mensagem do Presidente 2017-03-15T14:17:07+00:00

Mensagem do Presidente

Caros Munícipes e Visitantes,

Dou as boas-vindas ao sítio web da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. Mais do que uma fonte oficial de informação, este moderno espaço pretende ser uma plataforma interativa de comunicação entre o Município e os Vila-franquenses, como também com os visitantes e outros que pretendam obter informações sobre o nosso concelho ou comunicar com a edilidade.

Sempre afirmei que é minha firme disposição ser um Presidente atento às preocupações dos Munícipes e à defesa dos interesses do Concelho. Trabalho continuamente, com a minha equipa, para dar resposta às questões e problemas que, diariamente, nos surgem. Pretendo também promover uma cidadania participativa – sem limites ideológicos ou de opinião – e sempre com uma forma de trabalhar transparente.

Muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal nos últimos três anos, mas particularmente preocupou-me (e preocupa) a consolidação do passivo financeiro, nomeadamente através da renegociação da dívida direta da câmara – obtendo juros mais baixos – como também renegociando e fixando a dívida das Empresas Municipais. Com este controlo financeiro rigoroso, foi-nos possível, por exemplo, baixar um pouco os impostos que os Vila-franquenses pagam, nomeadamente o IMI, imposto que recai sobre os seus imóveis.

Somos uma vila rica em história e tradição. O nosso clima suave e equilibrado, solo fértil e excelentes recursos hídricos, fazem de Vila Franca do Campo uma das mais importantes zonas de produção leiteira dos Açores, sendo a base da nossa economia local. No entanto o nosso Concelho, pela sua localização geográfica no centro da ilha, está a mudar de uma economia de base rural para uma economia de serviços, apresentando, também, ótimas condições para a crescente indústria do turismo.

Reafirmo que o nosso caminho é em frente, e que se os problemas que enfrentamos são grandes, a nossa vontade e empenhamento, a nossa força – e espero que as nossas capacidades – são ainda maiores.

Contem comigo. Sei que posso contar convosco.

O Presidente da Câmara

Ricardo Rodrigues