Abastecimento de Água 2017-05-10T13:57:12+00:00

Abastecimento de Água

Desde longa data que o Concelho de Vila Franca do Campo é abastecido por água canalizada, tendo o maior investimento nesta área, sido efetuado em 1989, com a construção da maior parte dos reservatórios existentes e com a remodelação da rede, através da colocação de tubagens em PVC.

No que diz respeito ao abastecimento de água às populações, o nível de atendimento é da ordem dos 100%.

O sistema de abastecimento de água que serve o concelho de Vila Franca do Campo é composto por três zonas de abastecimento, designadamente, Sistema de abastecimento de Água d’Alto, Sistema de Abastecimento da Zona Baixa da Vila e Sistema da Zona Alta da Vila e Freguesias da Ribeira Seca, Ribeira das Tainhas e de Ponta Garça.

A água fornecida para consumo humano é de origem subterrânea (nascentes), sendo feita a partir de 3 captações: captação do Faludo, captação da Mãe de Água e captação do Galego.

O concelho de Vila Franca do Campo possui 11 229 habitantes (censos de 2011) e o volume de água distribuído a todo o concelho é da ordem dos 650 000 a 750 000 m3/ano.

Cada habitante consome em média 140l de água por dia (capitação: l/habitante/dia).

 

A água distribuída por este sistema tem como origem a captação do Faludo, que se localiza na freguesia de Água d’Alto e é abastecida pelo complexo aquífero da Lagoa do Fogo. Este sistema abastece a freguesia de Água d’Alto e cerca de 20% da freguesia de São Pedro, com um total de 2073 habitantes. A rede de distribuição é servida pelos Reservatórios da Cova Grande com capacidade de 240 m3, S. Lázaro com capacidade de reserva de 500 m3 e da Praia, com capacidade de reserva de 100 m3, perfazendo uma reserva total de água para esta zona de abastecimento de 840 m3.

A água deste sistema é proveniente da nascente da Mãe de Água e do excedente do Reservatório de Santana (pertence ao sistema da zona alta da vila e freguesias de Ribeira Seca, Ribeira das Tainhas e Ponta Garça). A rede de distribuição é abastecida pelo Reservatório da Mãe de Água, capacidade de reserva de 1000 m3 e Reservatório Novo, capacidade de reserva de 1000 m3, perfazendo um total de reserva de água para este sistema de 2000 m3. O Reservatório Novo, localizado a montante do Reservatório da Mãe de Água, serve o Parque Industrial e o Reservatório da Mãe de Água que por sua vez abastece parte da freguesia de S. Pedro e toda a zona baixa da Vila. Este sistema abastece a zona baixa das freguesias de S. Pedro e S. Miguel, cerca de 2603 habitantes.

A água deste sistema é captada na nascente do Galego. A rede de distribuição é alimentada pelo Reservatório de Santana, para servir a zona alta da Vila, com uma capacidade de reserva de 1000 m3e pelos Reservatórios da Ribeira Seca (200 m3), da Laseira (440 m3), do Centro (500 m3) e das Laranjeiras (450m3), (este reservatório foi recentemente ampliado, com mais uma célula), para abastecer as freguesias de Ponta Garça, Ribeira das Tainhas e Ribeira Seca, correspondendo a uma reserva total de 2 590 m3. O Reservatório da Ribeira Seca serve a população da freguesia da Ribeira Seca e parte da Ribeira das Tainhas, o Reservatório da Lazeira abastece os residentes da freguesia da Ribeira das Tainhas e parte da freguesia da Ponta Garça, o Reservatório do Centro serve a população da Canada das Velhas até ao caminho Novo, pertencente à freguesia da Ponta Garça e por último, o Reservatório das Laranjeiras abastece a população residente na freguesia de Ponta Garça, entre o caminho Novo e o fim do concelho.
Este sistema abastece 6553 habitantes.