Serviços Disponibilizados 2017-05-02T15:40:13+00:00

Serviços Disponibilizados

Os resíduos verdes são os resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins e hortas, nomeadamente, aparas, ramos e troncos de pequenas dimensões. A recolha é efetuada porta-a-porta, às quartas-feiras, a partir das 19h00. Nas freguesias de Ribeira Seca, Ribeira das Tainhas e Ponta Garça, é necessário requisitar o serviço à Câmara Municipal, por telefone ou email (consultar horários). No entanto, também, poderá depositar os seus resíduos verdes no Centro de Receção existente na Estrada Regional para as Furnas, junto ao designado “Cerrado da Silva”, que se encontra aberto todos os dias uteis das 09h00 às 16h00.

Monstros são objetos volumosos e /ou pesados, fora de uso, provenientes das habitações ou outros locais e que, pelo seu volume, forma ou dimensões não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Ex: colchões, eletrodomésticos, peças de mobiliário, televisores, monitores, loiças sanitárias, etc.

A recolha de monstros é efetuada uma vez por semana, às quartas-feiras, a partir das 08h00. Deve solicitar o serviço por telefone (296 539 117) ou email (geral@cmvfc.pt).

Apesar da aparência inocente e do seu pequeno porte, as pilhas e baterias celulares são hoje um problema ambiental. Classificados como resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizadas, a maioria é colocada no lixo comum, sendo o seu destino final o aterro sanitário. Tendo em conta esta situação, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo distribuiu vários recetáculos para a colocação destes resíduos e de lâmpadas usadas (apenas é possível a colocação de lâmpadas fluorescentes e LED, as incandescentes deverão ser colocadas no lixo). Estes encontram-se, em vários pontos comerciais e instituições do concelho, como juntas de freguesia e escolas. Para saber onde encontrar um recetáculo perto de si, veja o mapa de localização (ver mapa de localização de pilhões e eletrões).

Os óleos alimentares usados são óleos domésticos resultantes da fritura de alimentos. Não se incluem nesta recolha os óleos lubrificantes provenientes de veículos.

Para a deposição do seu óleo alimentar usado deve procurar um oleão perto de si (ver mapa de localização dos oleões). No concelho de Vila Franca do Campo existem 10 oleões distribuídos por todas as freguesias. Não despeje o óleo diretamente dentro do contentor, deve coloca-lo numa garrafa plástica bem fechada e depois colocar dentro do oleão.

Os entulhos são resíduos resultantes de obras de construção e demolição, tais como, caliças, pedras, escombros, telhas, tijoleiras, etc. A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo efetua a recolha de entulhos resultantes de obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia (pequenas obras de remodelação), devendo o serviço ser requisitado pelo cliente, por telefone (296 539 100) ou email (geral@cmvfc.pt), a partir do qual será agendado um dia e hora.

A Câmara Municipal efetua a recolha de resíduos comerciais e industriais, desde que os mesmos sejam resíduos equiparados a resíduos domésticos e não excedam uma produção diária de 1100 l ou 250 kg.