Trata-se de uma ação de intervenção comunitária desenvolvida com as escolas, dirigida às crianças que frequentam o 2.º ano de escolaridade.
O projeto, da autoria da equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), tem a alimentação saudável como tema central, de forma a ajudar na escolha de alimentos mais adequados para os lanches escolares, em que a água é de vital importância.
No concelho de Vila Franca do Campo, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Graça Melo, bem como a Vereadora Conceição Quental, acompanharam a iniciativa, oferecendo, como incentivo, uma garrafa de água reutilizável a cada aluno do 2.º ano da EBI de Ponta Garça, Escola Professor António Santos Botelho (São Miguel), Escola Padre Manuel Ernesto Ferreira (São Pedro) e Escola de Francisco de Medeiros Garoupa (Água D’Alto).
Graça Melo, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do projeto para a mudança de hábitos alimentares nas crianças em idade escolar.
O sucesso do projeto depende de várias atividades que serão implementadas, de forma continuada, com a colaboração dos professores, já que a iniciativa está veiculada à leitura e exploração da publicação “As viagens da Risinhos”, concebida, especialmente, para o projeto BaLanSa – Bares e Lancheiras Saudáveis.
O livro, distribuído a todas as crianças, explica, de uma forma lúdica e didática, a importância do lanche e a escolha adequada de alimentos para a sua composição e a relevância do consumo de água.
Considerando a relevância da iniciativa, a Câmara Municipal decidiu suportar o custo despendido com o livro, materiais adicionais e garrafa de água reutilizável para garantir que o projeto BaLanSa – Bares e Lancheiras Saudáveis chegasse, este ano, às escolas do concelho.