A Vice-Presidente da Câmara Municipal destacou a importância da realização da 4.ª edição do Trail São João da Vila para o concelho, considerando-a uma “aposta ganha”.
Graça Melo falava durante a sessão de apresentação da prova, que se realizou, nesta terça-feira, no pavilhão Açor Arena, em conjunto com o Clube Desportivo de Vila Franca (CDVF), organizador da competição.
O trail, que se realiza no dia 9 de junho, fazendo parte da programação das Festas de São João da Vila 2024, “é muito importante para a promoção de uma dinâmica económica e social forte no concelho”.
Por outro lado, representa mais um passo que é dado na consolidação da imagem de Vila Franca do Campo como local de grande atração para estar, trabalhar ou visitar.
Segundo a Vice-Presidente, a autarquia, ao apoiar de forma decisiva a realização do Trail São João da Vila 2024, demonstra abertura e disponibilidade para, em parceria, colaborar na organização de eventos desportivos em Vila Franca do Campo que sejam uma mais-valia para o concelho.
Graça Melo agradeceu ao CDVF, na pessoa de João Saraiva, pelo empenho na organização do evento, expressando desejos de que a prova “continue a ser um êxito”.
Por sua vez, João Saraiva, disse que a prova, que faz parte do circuito de trail de São Miguel, destaca-se pelo seu enquadramento cultural, ecológico e paisagístico, que tem vindo a ser promovido.
Na apresentação da competição, o responsável adiantou que a edição de 2024 tem novidades em relação às distâncias, que passam a ser 11, 25 e 40 quilómetros, assim como no que diz respeito ao grau de dificuldade, que será mais desafiador, com passagem pelos mais emblemáticos trilhos do concelho, como são o Trilho da Lagoa do Fogo e o Trilho das Quatro Fábricas da Luz.
Apesar de se prever maiores desafios para os atletas, o CDVF, no sentido de proporcionar diferentes dinâmicas, contemplativas, desportivas e competitivas, volta a incluir o mini-trail, dirigido aos jovens, com idades entre os 15-18 anos (inscrição gratuita) para que possam, aos poucos, entrar na modalidade, no espírito competitivo, mas também, no convívio inerente neste tipo de acontecimento.
A prova, que atravessa Vila Franca do Campo desde o ponto mais alto até ao nível do mar, está limitada a 450 vagas respeitando, assim, os princípios de conservação da natureza, biodiversidade e património natural local.
As inscrições na 4.ª edição do Trail São João da Vila abriram no dia 9 de janeiro. A organização manifesta-se otimista relativamente à participação na prova, já que, na primeira fase, inscreveram-se cerca de 80 atletas.