Crianças do 1.º ciclo das escolas do concelho foram protagonistas na Assembleia da Criança, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca do Campo, que decorreu durante a manhã de hoje (quarta-feira) no Centro Municipal de Formação e Animação Cultural.
Perante o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues, e os presidentes das seis juntas de freguesia do município, as crianças, além de apresentarem projetos que desejam ver realizados, colocaram questões sobre o meio ambiente, espaços seguros para se divertirem, problemas do seu dia-a-dia, entre outras temáticas para as quais, os responsáveis políticos tiveram respostas.
No que diz respeito ao Presidente da autarquia, e sempre que possível, foi apresentando soluções, dentro das suas competências, que podem avançar em parceria com outras entidades que têm, igualmente, um papel a desempenhar na satisfação das reivindicações das crianças.
Já na sessão de abertura da Assembleia da Criança, Ricardo Rodrigues, tinha agradecido aos professores e reiterado sobre a importância de ouvir os mais novos, perceber quais são as suas opiniões e as suas ideias, considerando a Assembleia da Criança um encontro muito útil, que proporciona mais informação e mais esclarecimento.
Na sessão, ficou evidente que das crianças também nascem soluções para os problemas. A sua voz participativa surpreende e enriquece, podendo ser profícua no tempo.