HOMENAGEM AO PADRE ANTÓNIO CASSIANO

A cerimónia de descerramento do Busco do Padre António Cassiano foi muito participada, juntando vilafranquenses, amigos e conhecidos, também de outras paragens, que fizeram questão de marcar presença, numa celebração que teve momentos de maior emoção.

Além do descerramento do busto, a Banda Lealdade executou o Hino de São Pedro, lançamento de foguetes e depositação de flores junto ao novo momento de Vila Franca do Campo.

O presidente da Câmara Municipal, além dos agradecimentos às entidades políticas presentes, à comissão promotora do busto do Padre Cassiano, à família, ao Padre Silvino Amaral, aos amigos como Gualter Furtado, e ao escultor José Carlos Almeida, centrou a sua intervenção nas circunstâncias e nos critérios que devem servir de orientação nas decisões relativas a homenagens:

“Os poderes públicos têm o dever de contribuir para a sua sociedade com atos que podem permanecer para o futuro, como também o de filtrar que tipos de atos nós devemos perpetuar”, afirmou Ricardo Rodrigues, concretizando que “se é verdade que este mereceu por parte da Câmara Municipal todo o apoio e acarinho, não é menos verdade que qualquer outro evento tem sempre que ser filtrado por aqueles que são os critérios da objetividade, da transparência e do reconhecimento público, que as pessoas a homenagear merecem”

Na ocasião, o Edil vilafranquense, adiantou que a Câmara Municipal não estaria disponível para homenagear a outros quaisquer, que “não tivessem a mesma hombridade, o mesmo timbre de caráter e a sua (Pe. Cassiano) personalidade, marcando gerações e gerações de vilafranquenses”.

Além da intervenção de Ricardo Rodrigues, referência para as intervenções do Representante da Comissão Promotora do Busto do Padre António Cassiano, Alberto Damião, Sra. Rosa Cassiano (irmã), Gualter Furtado, Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores e o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Flávio Pacheco.

Pela proximidade e convivência com o homenageado, proferiram palavras de amizade e reconhecimento à personalidade e aos méritos do Padre António Cassiano, que agora mais presente na nossa memória coletiva.

2023-12-06T10:10:04-01:00