O Ilhéu de Vila Franca do Campo recebeu, entre 20 e 22 de junho, uma etapa da Red Bull Cliff Diving World Series, sendo este o 8º ano consecutivo em que a prova teve lugar no ex-libris natural do Concelho.
Na cerimónia final do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, congratulou a iniciativa do Governo dos Açores de continuar a receber evento na Região e no Concelho, e felicitou a organização, bem como os protagonistas da prova, os mais de 20 atletas que saltaram a partir do Ilhéu.
O Autarca referiu que o evento é enriquecedor para Vila Franca do Campo e realçou a simbiose que foi possível gerar, nos últimos dias, com as tradicionais marchas de São João.
Por sua vez, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dr.ª Marta Guerreiro, deixou a garantia de que, no próximo ano, voltará a realizar-se uma etapa da competição nos Açores e no Ilhéu de Vila Franca do Campo, desta feita, no primeiro fim de semana de setembro.
“O Governo dos Açores não podia deixar de se associar a um evento destes, com uma imensa notoriedade para a Região”, frisou.
No entanto, os grandes vencedores da etapa foram os campeões em título da Red Bull Cliff Diving World Series, o britânico Gary Hunt e a australiana Rhiannan Iffland. Em 2º lugar, ficaram Jonathan Paredes, do México, e Jessica Macaulay, do Reino Unido, com Andy Jones, dos EUA, e Lysanne Richard, do Canadá, a completarem os respetivos pódios.
Note-se, ainda que, Rhiannan Iffland, conseguiu a quarta vitória consecutiva em quatro eventos esta temporada, um novo recorde na categoria feminina.
Também o próprio Red Bull Cliff Diving quebrou um recorde nos últimos dias: esta foi a oitava vez consecutiva que a competição se realizou no Ilhéu de Vila Franca do Campo, o que faz da etapa portuguesa a mais antiga do circuito.
GCCMVFC