Decorreu, no dia 11 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a apresentação do Projeto de Intervenção Comunitária do concelho de Vila Franca do Campo, no âmbito do Programa Pro Sucesso, para o ano 2017/2018.
O projeto surge da parceria das Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, professores, técnicos de ação social, profissionais das IPSS e diversas instituições do concelho, no sentido de conjugar esforços para reduzir a taxa do abandono precoce da educação e formação e aumentar o sucesso escolar.
Esta parceria, integrada no terceiro eixo do Pro Sucesso, que pertence ao programa levado a cabo pelo Governo Regional, visa promover a mobilização da comunidade educativa e instituições, baseando-se na premissa que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.
Vila Franca do Campo será, assim, o segundo concelho onde será implementado este projeto de intervenção comunitária, que já conta com bons resultados no concelho de Lagoa. A razão desta escolha incidiu, essencialmente, na existência de boas escolas no concelho, bem equipadas e com um quadro docente relativamente estável e empenhado em melhorar os desempenhos dos alunos, na existência de instituições e diversas valências no concelho, tais como os ATL, associações desportivas, culturais e recreativas e na existência de uma autarquia presente e disponível. No entanto, as escolas apresentam ainda alguns constrangimentos, tais como: alunos ainda pouco motivados; pouca valorização da escola; famílias desinteressadas; retenção elevada no 3º ciclo e resultados escolares aquém do desejável, principalmente em matemática.
Deste modo, este projeto visa: promover o sucesso educativo; aumentar as expectativas dos vários intervenientes (alunos, famílias, docentes e não docentes); o aprofundamento das relações entre as crianças/jovens, suas famílias e a escola e o envolvimento e mobilização da comunidade no sucesso educativo, através do desenvolvimento de estratégias individualizadas de ligação das crianças/jovens às oportunidades recreativas e formativas existentes na comunidade.
Na ocasião, houve oportunidade, ainda, para uma troca de ideias e sugestões sobre o que cada instituição do concelho pode fazer para promover o sucesso educativo das crianças e jovens da comunidade.
Por sua vez, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, mostrou-se “disponível para tentar ajudar a encontrar soluções, juntamente com as instituições, e para avaliar as necessidades das instituições em implementar medidas para ajudar a combater o insucesso escolar”. Salientou, ainda, “que é muito importante que todas as entidades que lidam com as crianças, jovens e famílias incentivem a valorização do sucesso escolar”, fazendo com que este espírito esteja presente.
GCCMVFC