Mensagem do Presidente 2025-11-17T09:48:07-01:00

Mensagem do Presidente

Caras e caros Vilafranquenses

É com muita honra e profundo sentido de dever cívico que assumi o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, para o ciclo autárquico 2025‑2029.

A Assembleia Municipal é, por excelência, a casa do pluralismo e do debate político. É nela que se materializa o princípio democrático da representatividade do seu povo e onde devem ser apresentadas soluções, deliberações e orientações para a governação local. Por isso, é, para mim, um grande orgulho ter sido a pessoa escolhida pelos Vilafranquenses para executar tão nobre função.

Nas eleições autárquicas do dia 12 de outubro, o povo de Vila Franca do Campo expressou, de forma democrática e inequívoca, a sua vontade. Assim sendo, a Assembleia Municipal, para o quadriénio 2025-2029, será representada por12 deputados municipais do Partido Socialista, por 7 deputados municipais do Partido Social Democrata, por 1 deputado municipal do partido Chega e um deputado municipal independente. Aos 21 deputados municipais, acrescentam-se, ainda, 3 presidentes de junta de freguesia, eleitos pelo Partido Socialista, e 3 presidentes de junta de freguesia, eleitos pelo Partido Social Democrata.

Nesta nova geometria da assembleia, cada deputado municipal, independentemente da sua ligação partidária, é antes de tudo, um intérprete da vontade do povo, um porta‑voz das suas aspirações e um agente ativo, que deve ser incentivador e impulsionador do desenvolvimento do concelho. É fundamental destacar que, independentemente do número de deputados eleitos, cada grupo parlamentar, ou deputado independente, tem um papel essencial e uma responsabilidade inalienável perante a comunidade que o elegeu e a qual representa.

Enquanto Presidente desta Assembleia, afirmo o meu compromisso em conduzir os trabalhos com imparcialidade, rigor e transparência, promovendo o diálogo democrático, a cooperação e a dignificação do poder local.

Pretendo, de igual forma, reforçar o papel da Assembleia enquanto fórum ativo de participação cívica, escola de cidadania e espaço de escuta ativa, apostando em iniciativas que promovam o debate público, que edifiquem a participação de jovens e valorizem a identidade do nosso concelho.​

A cada um dos membros desta Assembleia — representantes eleitos e presidentes de junta — recai a responsabilidade de, em conjunto, reunirmos sinergias com vista àquilo que verdadeiramente importa: servir Vila Franca do Campo, sem sectarismos, nem divisões, com o olhar no futuro e com o coração enraizado na nossa terra.

O Presidente da Assembleia Municipal

Flávio Miguel da Ponte Pacheco