Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça: a missão de fomentar a prática desportiva dirigida ao desenvolvimento físico e aperfeiçoamento moral dos alunos e da comunidade

A propósito da Milha Urbana no Centro Histórico de Vila Franca do Campo, e em vésperas da sua realização, o Gabinete de Comunicação do Município dá a conhecer aos munícipes um pouco mais sobre o Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça, parceiro na organização da Milha Urbana.

O Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça (CDEPG) foi fundado a 21 de outubro de 2011, existindo desde a abertura da Escola Básica e Integrada da freguesia de Ponta Garça.

Adelino António Brito Ferreira de Sousa, natural de França, de 49 anos de idade, é o Presidente da Direção do CDEPG, tendo abraçado o cargo em 2011, quando presidiu também a Comissão Instaladora da Escola. Entretanto, em 2014, iniciou funções de docente na EBI de Ponta Garça, lecionando a disciplina de Francês e dando, também, aulas de Teatro.

A constituição do clube surgiu, na altura, por dois motivos, nomeadamente, o aproveitamento das excelentes infraestruturas de um estabelecimento de ensino recentemente construído e dada a reduzida existência de atividades físicas e desportivas na freguesia para as crianças, jovens e adultos.

Os principais objetivos por que rege a sua atividade centram-se em firmar a sua missão: “facultar e fomentar a prática desportiva no sentido formativo e competitivo dirigido ao desenvolvimento físico e aperfeiçoamento moral dos alunos da EBIPG e da Comunidade da Freguesia de Ponta Garça”.

O CDEPG desenvolve, atualmente, o projeto “Desporto Formação”, com atividades aquáticas, a modalidade de Voleibol e a modalidade de Atletismo, o projeto “Desporto Sénior” e atividades promocionais.

Com as atividades aquáticas, procura a promoção e o desenvolvimento da natação pura desportiva para as crianças e jovens, sendo que se encontram em funcionamento núcleos de adaptação ao meio aquático, aperfeiçoamento e competição.

Por sua vez, com o projeto “Desporto Sénior”, o Clube centra-se na realização de atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, o alargamento da prática e do acesso às atividades físicas, o convívio e a integração social. Em funcionamento encontram-se o núcleo de fitness, de hidroginástica e de futsal.

 

261 associados e 130 praticantes

O CDEPG é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade no Complexo Desportivo da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça. Hoje, conta com 261 associados. Deste total, 130 são praticantes que, semanalmente, estão envolvidos nas atividades desenvolvidas pelo Clube Escolar.

Uma análise a estes números evidência, claramente, o peso da atividade do CDEPG, quer na freguesia, quer no concelho.

Adelino Ferreira de Sousa diz ter a noção da importância deste “peso” não só pelo número de associados ou pelo número de praticantes, “provavelmente exemplo único no concelho”. Por outro lado, “é certo e conhecido que o nosso dinamismo e as nossas ações, permitem a outras instituições seguirem os nossos passos”, afirma.

O clube, na sua curta existência (seis anos), já apresentou outra realidade, mais atividades e mais praticantes (cerca de 230 por semana).

Mas, lembra o Presidente, “todos os projetos necessitam de ajustes e reformulações e o nosso clube foi obrigado a tal”.

“É importante aumentar o número de atividades e de atletas, sem dúvida, mas o mais importante é que sejam reais e verdadeiras, que não se fiquem pelo papel ou por intenções, por isso, existe sempre a possibilidade de desenvolver novas atividades desde que cumpram com os princípios e valores do clube e as orientações desta direção”, defende.

 

O futuro e o elogio ao projeto da natação

A atual Direção está no seu último ano de mandato, pelo que o clube vai preparar o próximo processo eleitoral.

“O clube encontra-se organizado, com uma saúde ferro em termos financeiros”, reitera Adelino Ferreira de Sousa e, adianta, existem projetos “que gostaríamos de realizar até ao final deste mandato”, como uma prova de água abertas, um torneio de futsal de veteranos e um torneio de ténis de mesa.

O Presidente frisa a importância de todos os acontecimentos na existência do CDEPG, no entanto, destaca o projeto da natação pela importância como modalidade, “a mais completa para desenvolvimento da condição física do ser humano” e a sua importância como seres ‘Insulares’. O trabalho desenvolvido pelos professores/treinadores “tem sido fantástico”, sendo que o CDEPG faz partes dos nove clubes açorianos a participar nas provas organizadas pela Associação Regional de Natação dos Açores.

Ainda a propósito do projeto da natação, enaltece o trabalho dos atletas que, ao contrário de outros que possuem as condições normais para a prática da natação, (piscina de 25 metros) treinam num tanque de 16 metros. “Este handicap não tem servido de desculpa e prova disso tem sido a obtenção dos mínimos para participação nas provas”, realça.

GCCMVFC

(Fotos: Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça)

By | 2018-01-25T16:13:34+00:00 Janeiro 26th, 2018|Desporto, Educação|Comentários fechados em Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça: a missão de fomentar a prática desportiva dirigida ao desenvolvimento físico e aperfeiçoamento moral dos alunos e da comunidade