Município de Vila Franca do Campo implementa Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos ColorADD

O Município de Vila Franca do Campo já implementou o código ColorADD® – sistema de identificação de cores para daltónicos nas bandeiras e ecopontos de praia e nos ecopontos de recolha seletiva de todo o Concelho.

Criado pelo designer português Miguel Neiva, reconhecido e premiado pelos diversos setores económicos e quadrantes sociais, ColorADD é uma linguagem universal e inovadora que permite, através de entidades e marcas parceiras, incluir, sem discriminar mais de 350 milhões de pessoas, procurando garantir a plena integração de um público daltónico “sempre que a Cor é fator determinante de identificação, orientação ou escolha”.

O daltonismo (também conhecido como discromatopsia) é um distúrbio visual de transmissão hereditária que se carateriza pela incapacidade de perceção e distinção das cores. Existem diversos graus de daltonismo e, em casos mais raros, a visão pode ser monocromática (acromatopsia).

O sistema ColorAdd representa as três cores primárias – Azul, Amarelo e Vermelho – através de símbolos gráficos. Com base no conceito universal de “adição de cor”, os símbolos podem relacionar-se entre si e toda a paleta de cores é graficamente identificada.

Em Vila Franca do Campo o ColorADD foi implementado nas bandeiras das praias da Prainha, Água d’Alto, Vinha d’Areia e Ilhéu de Vila Franca do Campo, bem como nos respetivos ecopontos de praia. Para além das praias, todos os ecopontos de recolha seletiva do Concelho estarão devidamente personalizados com o código, estando esta operação a decorrer.

Com esta implementação, Vila Franca do Campo dá um passo importante no sentido de se tornar um Concelho mais inclusivo para todos, contribuindo diretamente para melhorar os Índices de 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Indústria, Inovação e Estruturas; Reduzir as Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis).

A Cor é para todos!

By | 2022-07-18T10:23:02+00:00 Julho 18th, 2022|Financial|0 Comments