Saneamento Básico
O Concelho de Vila Franca do Campo está dotado de redes de drenagem de águas residuais, com uma cobertura de, aproximadamente 95%, dos arruamentos edificados.
O sistema existente é, na sua generalidade, do tipo separativo, ou seja, a drenagem das águas residuais pluviais e domésticas é feita, através de coletores distintos que se desenvolvem paralelamente ao longo dos arruamentos.
Excetua-se a zona alta da vila, que ainda possui um sistema de drenagem unitário, ou seja, ao mesmo coletor afluem as águas residuais domésticas e pluviais.
O sistema de drenagem de águas residuais domésticas divide-se em quatro zonas, atendendo à sua localização, tipo de rede e destino dos efluentes drenados, designadamente:
- Zona Alta da Vila;
- Água d’Alto;
- Vila, Lugar da Ribeira Seca e Ribeira das Tainhas;
- Ponta Garça.
A Zona Alta da Vila possui um sistema de drenagem unitário, ou seja, ao mesmo coletor afluem águas residuais domésticas e pluviais. Este sistema está ligado à rede drenagem de águas residuais da zona baixa da Vila, graviticamente.
As redes de drenagem de águas residuais domésticas da zona de Água d’Alto são em PVC, possuem um diâmetro de 200 mm e têm como destino final fossas sépticas. As redes existentes não abrangem a totalidade dos arruamentos edificados.
O sistema existente é do tipo separativo, ou seja, a drenagem das águas residuais pluviais e domésticas é feita, através de coletores distintos que se desenvolvem paralelamente ao longo dos arruamentos.
Os efluentes domésticos são encaminhados para estações elevatórias, que por sua vez os encaminham para uma Estação de tratamento de Água Residuais, localizada junto ao porto de pescas de Vila Franca do Campo. Após um sistema de tratamento composto por gradagem, tamisagem e estabilização microbiológica, são descarregados no mar através de um emissário submarino.
O emissário submarino, com um diâmetro de 250 mm, desenvolve-se ao longo de 1 232.5 m, sendo a cota do ponto de descarga – 27 metros.
As águas pluviais são descarregadas diretamente no mar.
A rede de drenagem de águas residuais da freguesia de Ponta Garça é do tipo separativo.
As águas residuais deste sistema têm com destino final fossas sépticas coletivas.